Curso Técnico em Pesca e Aquicultura – Carcinicultura

Palavra do Professor-autor

Caro aluno,

Nas primeiras aulas, vamos abordar um assunto muito interessante que trata sobre o cultivo de camarão marinho. Essa é uma das atividades que mais cresce em nosso pais e tem mostrado ao mundo a autossuficiência do Brasil no cultivo desse crustáceo.

De fato, o cultivo de camarão marinho é uma atividade da Aquicultura que tem se destacado de forma impressionante mundialmente, não somente pela inclusão social com as oportunidades para micro e pequenos empreendedores, como também pela real geração de empregos.

A carcinicultura tem se apresentado como importante fonte de empregos, já que a mão de obra que utiliza pode ser constituída de desempregados, pessoas de pouca qualificação e baixa escolaridade. Assim, a carcinicultura pode ser considerada uma alternativa de renda que vem se estabelecendo no setor primário, contribuindo de forma bastante positiva para o desenvolvimento de tecnologias que beneficiam toda a cadeia produtiva da Aquicutura mundial.

É interessante saber que a região do Brasil em que essa atividade vem se desenvolvendo de forma decisiva é exatamente aquela que sofre com a desigualdade regional: o Nordeste. Outrossim, a produção do camarão em cativeiro tem reduzido sobremaneira a pesca desse crustáceo pelo extrativismo, ou seja, pela pesca diretamente do mar, evitando a diminuição da população e o desequilíbrio ecológico.

Cordialmente,

Prof. Fernando Abrunhosa

ETEC BRASIL – CURSO TECNICO EM PESCA E AQUICULTURA