“Associações e entidades representativas do setor acreditam que a principal época do consumo e comercialização de pescado no País trará números em 2023 capazes de fazer todo o segmento festejar” – Revista Seafood Brasil, Ed. 47, 2023.
“A carcinicultura também está com expectativas positivas na produção e comercialização do crustáceo nessa época tão importante, como conta Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). “Diante do incremento do turismo e da atual demanda e, naturalmente, do consumo de camarões, acreditamos que até o período da Quaresma, o mercado se manterá favorável. Isso tanto do ponto de vista da demanda, como dos preços para o produto in natura na porteira da fazenda”, fala. Segundo Rocha, houve uma “relativa melhora” dos preços praticados na porteira da fazenda para o camarão in natura, inclusive para as gramaturas superiores a 25-40 gramas, para processamento e agregação de valor, como o filé.
Assim, os preparativos tradicionais do período seguem, com este impulso adicional de uma melhor remuneração. “Os carcinicultores têm sempre presente nos seus planejamentos as datas da Semana Santa, o Período das Festividades Juninas e as festas de final de ano – pelo que, nos seus programas de produção, sempre consideram essas janelas de despesca, sendo com o crescimento da procura por camarões com gramaturas superiores”, completa Rocha.”
Texto: Fabi Fonseca – Revista Seafood Brasil, Ed. #47 – Jan/Fev, 2023. Pág. 12-20.