Matéria Undercurrent News – Por
Neil Ramsden | 22 de fevereiro de 2023 15:52 GMT
Leia a matéria completa: https://www.undercurrentnews.com/2023/02/22/vietnam-vannamei-farm-gate-prices-tick-up-again/
Os preços do camarão vannamei vietnamita continuaram subindo na semana sete de 2023 (13 a 19 de fevereiro), de acordo com a atualização mais recente do trader Seabina Group.
Os preços na fazenda para todos os tamanhos devannamei diminuíram suavemente desde a virada do ano até a celebração do Tet vietnamita (que caiu na terceira semana, daí a falta de dados de preços para aquela semana). Depois disso, porém, os níveis de preços voltaram para onde estavam na primeira semana e depois subiram novamente em todos os tamanhos, exceto os maiores.
“Para os tamanhos maiores (15-40 peças por quilo) os preços caíram, provavelmente a demandado mercado dos EUA para os tamanhos grandes está muito fraca agora”, disse Richard Giau, da Seabina, ao Undercurrent News.
“Os tamanhos médios (50-80 peças/kg) aumentaram significativamente devido à escassez de matéria-prima nos campos. Os tamanhos médios são exportados para diversos mercados”, continuou. “E para 90 unidades/kg e abaixo, os preços aumentaram ligeiramente e se estabilizaram para os tamanhos abaixo de 100 unidades/kg.”
Ele acrescentou que espera que os preços de todos os tamanhos de vannamei diminuam naoitava semana e permaneçam estáveis até o final de fevereiro. Então, no início de março, os preços podem subir se a demanda se fortalecer antes do início da principal temporada decolheita.
Então, os preços do “camarão tigre preto preservado em gelo” tiveram aumentos de preço para os tamanhos maiores – 30 e 40 unidades – a partir da quinta semana. Os tamanhos menores aumentaram na sexta semana, depois permaneceram estáveis (ou caíram, em termos de dólares americanos).
O portal de preços Undercurrent também hospeda preços ex-farm fornecidos pela plataforma de pesca vietnamita Tepbac.
Na atualização mais recente que cobre a oitava semana de 2023, todos os tamanhos estão sendo negociados para cima desde a quinta semana.