Em um pronunciamento firme, durante café da manhã de lançamento da Fenacam’22, nesta quinta-feira (13), no Sebrae/RN, Itamar Rocha enfatizou o potencial do RN e do Nordeste para o desenvolvimento da Carcinicultura e Aquicultura, mostrando a importância da Fenacam’22- Feira Internacional do Camarão para o desenvolvimento da carcinicultura, piscicultura e malacocultura brasileiras.
Nesse sentido, a Fenacam”22, pela sua importância como atratora de tecnologias e capital, representa uma destacada oportunidade que precisa ser explorada pelos governos e especialmente, pela cadeia produtiva dessas estratégicas atividades primárias.
Na verdade, a Fenacam”22 será um evento gigantesco, capaz de mobilizar todo o setor no país, graças ao grande esforço da sua Comissão Organizado, foi possível conseguir um real ‘up grade’, tanto na Programação de Palestras, como na Feira de Aquicultura!!
A Fenacam’22, contará com uma programação muito rica em conteúdo e negócios, além de uma feira com mais de 200 estandes, os simpósios de carcinicultura e aquicultura, contarão com 200 empresas expositoras e 200 trabalhos técnicos e científicos, além da participação de seis Universidades, como a UFRN, UFPE, UFRPE, UFERSA e UFCE.
Presente no evento da manhã desta quinta-feira (13), no Sebrae/RN, o prefeito de Natal Álvaro Dias se solidarizou com o presidente da ABCC e também falou da importância do setor na geração de empregos. “A gente fica muito sensibilizado com a carcinicultura, uma atividade natural para a região. Temos que multiplicar essa atividade em Natal e no Rio Grande do Norte. É uma atividade que precisa ter apoio do Poder Público. E como prefeito quero abrir um diálogo com o setor para vê o que é preciso fazer para fomentar a carcinicultura”, afirmou o prefeito. “Natal tem uma vocação natural para a carcinicultura. Com apoio da iniciativa privada, precisamos fomentar e expandir o setor para gerar mais emprego e renda”.
Também presente no lançamento da Fanacam’22, o secretário de Pesca do Estado, Guilherme Saldanha, destacou a importância da carcinicultura no desenvolvimento do Semiárido potiguar e da celeridade por parte do IDEMA, no processo de licenciamento da Carcinicultura Potiguar.
Destacando que a carcinicultura é o caminho do desenvolvimento do Semiárido e tem um potencial gigante de gerar emprego. Tem muita coisa para fazer para tornar o Rio Grande do Norte um grande exportador desse desse setor, avaliou Saldanha, que disse ter um carinho especial pelo setor. “É um segmento que gera muito emprego para o estado.
O que precisamos fazer é simplificar cada vez mais a questão do licenciamento ambiental. Evidentemente que já avançamos muito nesta área. Hoje, por exemplo, já se pode tirar uma licença pelo computador”, revelou o secretário.
Da mesma forma, o Secretario Silvio Torquato da SEDEC, ressaltando o apoio da sua Secretária à Carcinicultura, destacou que o RN oferece vários benefícios para as Empresas que ja atuam no RN, como para as novas empresas, que queiram se instalar no RN.
Mais informações:
www.fenacam.com.br
(84) 3231 6281 / 9 9612 7575
Instagram: @fenacam_