Novo estudo: farinha de krill apresenta uma digestibilidade de proteína e aminoácidos em dietas para camarão
Pesquisadores do Labomar, Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, publicaram um novo estudo que avaliou a digestibilidade de proteínas vegetais, subprodutos de animais de origem aquática e terrestre, utilizadas em rações para camarões marinhos.
Maio 18, 2022: Em um novo estudo conduzido de forma independente por um dos principais grupos de pesquisa em nutrição aquícola do Brasil, os cientistas avaliaram a digestibilidade da proteína e de aminoácidos essenciais de ingredientes usados em rações para o camarão Litopenaeus vannamei. Uma das dietas testadas no estudo incluía a farinha de krill produzida pela Aker BioMarine.
A pesquisa foi realizada ao longo de três estágios experimentais, cada um com duração de até 30 dias. As dietas testadas incluíram uma variedade de ingredientes derivados de subprodutos vegetais e animais, bem como provenientes de organismos do meio aquático, como farinha de peixe marinho, farinha de subprodutos do salmão e farinha de krill. Após o fim do experimento, os cientistas concluíram que os ingredientes provenientes de fontes aquáticas resultaram em maior digestibilidade aparente da proteína e de aminoácidos essenciais, tornando-os os ingredientes mais eficazes para uso em rações para camarões.
“Ingredientes proteicos podem ser caros para os criadores de camarão, e o objetivo compartilhado por todos é usar ingredientes que sejam os mais eficazes, uma questão que motivou esse estudo”, afirma Lena Burri, Diretora de P&D da Aker Biomarine. “Embora não tenhamos participado diretamente neste estudo, nós fornecemos a farinha de krill à equipe, e esta apresentou o melhor desempenho entre todos os ingredientes testados”.
O desenho experimental do estudo de digestibilidade
O estudo foi conduzido no Estado do Ceará, com juvenis do camarão branco do Pacífico pesando entre seis e oito gramas cada. Cada grupo experimental foi alimentado com uma dieta específica contendo os ingredientes proteicos de forma a determinar a digestibilidade aparente da proteína e dos aminoácidos essenciais. Os ingredientes testados incluíam concentrado proteico de soja, farinha de glúten de milho, farinha de subprodutos de aves, farinha de carne e ossos, farinha de penas hidrolisadas, farinha de sangue (spray-dried), farinha de subprodutos de tilápia, farinha de peixe marinho brasileiro, farinha de subprodutos de salmão e farinha de krill.
Resultados principais
“Este estudo mostrou que a digestibilidade de proteínas e aminoácidos das matérias-primas têm uma importância maior que seus valores brutos e devem ser cuidadosamente considerados durante a seleção de ingredientes e na formulação de rações. Nós observamos que as proteínas provenientes de organismos aquáticos, incluindo a farinha de krill, aumentaram a eficiência alimentar e o desempenho zootécnico de camarões juvenis. Isso tem implicações diretas na qualidade da água e no desempenho econômico das fazendas de cultivo de camarão”, diz o Dr. Alberto Nunes do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
Mais informações sobre o experimento de digestibilidade
O estudo publicado tem o título “Digestibilidade aparente de proteínas e aminoácidos essenciais de ingredientes comumente utilizados no Brasil em rações para camarões juvenis do Litopenaeus vannamei” e foi parte da tese de mestrado da M.Sc. Carolina Vieira. O trabalho teve orientação do Professor Alberto Nunes. Outros coautores também incluem os Dr. Ricardo Pinto e o Prof. Alexandre Diógenes. O artigo completo pode ser acessado aqui.
Sobre a Aker BioMarine
A Aker BioMarine é uma companhia inovadora de biotecnologia atuando na pesca do krill antártico, dedicada a melhorar a saúde humana e planetária. Listada na Bolsa de Valores de Oslo, a companhia desenvolve ingredientes a base de krill para aplicação farmacêutica, nutracêutica (Superba®, NKO® e K·REAL®), na aquicultura (QRILL™ Aqua) e na alimentação animal (QRILL™ Pet), incluindo INVI™, um isolado de proteína altamente concentrado, e LYSOVETA™, um transportador direcionado de EPA e DHA feito a partir do krill. A cadeia de valor totalmente transparente da Aker Biomarine se estende desde a captura nas águas pristinas da Antártica até o seu centro logístico em Montevidéu, fábrica em Houston e clientes em todo o mundo. O intenso foco da Aker BioMarine em sustentabilidade inspirou o lançamento do AION, uma empresa circular dedicada a ajudar outras empresas a reciclar e reutilizar os seus resíduos. Leia mais em: www.akerbiomarine.com
<FIM>
Para mais informações, por favor, entre em contato:
Lisa Miller
Diretora de Comunicação, US
+1 (281) 914-1304