Prezados patrocinadores, palestrantes, expositores, congressistas, Comissão Organizadora e demais colaboradores da Fenacam’21!!
Concluído o desafio da realização da Fenacam’21, frente as ameaças da Covid-19 e, já de volta a João Pessoa, venho ao tempo que agradeço a Deus, por ter permitido que tudo transcorresse sem surpresas ou atropelos, fazer um agradecimento a todos os Patrocinadores, Comissão Organizadora, Empresários dos Setores Carcinicultor e Aquicultor e, de forma toda ESPECIAL, às Dezenas de Empresas Expositoras, aos 55 Palestrantes, 1.221 Congressistas e Centenas de Atendentes da Feira Internacional de Aquicultura, afora centenas de trabalhadores e Colaboradores, que acreditaram e contribuíram para a realização da Fenacam’21 !!!.
Graças a Deus e a decisiva colaboração e compreensão de todos, superamos o desafio da realização de um Evento, em tempos de pandemia, que se desenvolveu sem restrições de público ou exigência de vacinação e, acima de tudo, contando com uma expressiva participação de Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores, Reitores, Governadora, Secretários Estaduais, Dirigentes de Órgãos de Classe e Sindicatos de Pesca e Aquicultura.
Na verdade, a Fenacam’21 transcorreu sem nenhum contratempo ou acidente de percurso, pelo que venho externar minha satisfação e reiterar meus efusivos agradecimentos a todos seus participantes, reafirmando minha profissão de fé na realização de uma Fenacam’22, com uma participação bem mais ativa, de parte da nossa importante cadeia produtiva!!!
Nesse sentido, desde já, conclamo e convido a todos, para envidarem esforços e ações proativas, para que possamos realizar a FENACAM’22 (15 à 18 de Novembro de 2022), ainda bem mais expressiva e representativa, tendo presente,
que tanto a Carcinicultura Marinha, como a Piscicultura de Agua Doce e a Maricultura Brasileiras, precisam, literalmente, “Sair do Armário”, para inserir o Brasil no Gigantesco Trading Internacional de Frutos do Mar (US$ 326 bilhões por ano), cuja participação do Brasil foi irrisória (0,3%), quando comparada com 35% do Segmento de Todas as Carnes, mas cujo Trading Internacional foi apenas US$ 100 bilhões em 2020 !!!!???
Portanto amigos, se queremos mudar o “Rumo dessa Prosa”, precisaremos unir esforços e forças, incluindo toda a Cadeia Produtiva e especialmente as Secretarias de Agricultura dos Estados, as Prefeituras Municipais, as Universidades, com seus múltiplos cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura, Biologia, Zootecnia, Agronomia e Veterinária, tendo presente, cumprir nossa responsabilidade e obrigação, como guardiões de tantas riquezas e benesses édafoclimaticas, seguindo o exemplo do agronegócio de grãos e carnes, que já alimenta o Brasil e grande parte da população Mundial.
Notadamente, quando sabemos que as DEMANDAS de FRUTOS do MAR, além de serem de MAIORES dificuldades para o atendimento, serão sempre CRESCENTES e INSATISFEITAS !!!
Ah !! Em tempo!! Na Fenacam’22, o meu Aniversário será no terceiro dia (17/11) e o meu maior presente 🎁, será sem dúvida, a presença de todos !!!
Vamos à luta, meus amigos, precisamos da união de todos, com o firme propósito de transformar as riquíssimas e alvissareiras potencialidades brasileiras, em oportunidades de negócios, gerando riquezas, empregos e vida com dignidade no meio rural brasileiro!
EU ACREDITO e enquanto puder, devotarei todos meus esforços, conhecimentos e entusiasmo na realização de ações, para a perseguir e lograr os êxitos desses objetivos!!
Mais uma vez, do fundo do meu coração, MUITO OBRIGADO a todos, que direta ou indiretamente contribuíram para o SUCESSO da Fenacam’21 👏👏👏🍤🍤🎁
Abraços
Itamar Rocha
ABCC/ Fenacam’21
Presidente