Prezados Produtores e demais Membros da Cadeia Produtiva da Carcinicultura Brasileira,
Ao tempo que os cumprimento, venho dar ciência e solicitar a atenção de todos, para mais essa importante iniciativa da Diretoria da ABCC, objetivando promover o camarão cultivado.
Na verdade, trata-se da 3ª Edição Digital da Revista da ABCC, desta feita, com 76 páginas, incluindo Ações, Notícias, Comunicados e Trabalhos Técnicos, onde o leitor vai encontrar, o resultado de um grande esforço de coordenação e compilação de informações atualizadas, bem como, de contribuições técnicas da parte de abnegados colaboradores.
Nesse sentido, desde o Editorial aos Artigos Técnicos, se procurou chamar a atenção dos carcinicultores, sobre a necessidade de um permanente olhar para os avanços tecnológicos, sem perder de vista o foco na viabilidade econômica e na sustentabilidade ambiental.
Inclusive, desde a escolha da Capa, ao Editorial, a mensagem central que se procurou passar aos produtores foi no sentido de que, com o anunciado crescimento da produção de 2021 (150.000 t) e, a continuar a atual desorganização da cadeia produtiva, sem um foco profissional nas exportações, a saúde financeira do setor, sob a descompromissada intermediação, corre o risco de se pagar um pesado tributo.
Ou seja, como sempre, a solução para os circunstanciais problemas, está nas mãos do próprio setor e por isso, não há dúvidas de que o retorno das exportações será a melhor saída para se colocar ordem na perniciosa cadeia da intermediação.
De forma que, mais uma vez chama-se a atenção das Associações Estaduais de Carcinicultores, para assumirem a iniciativa na criação, organização e envolvimento de Cooperativas ou Empresas Âncoras, como forma de viabilizar a captação de recursos do FNE/BNB e da Caixa Econômica Federal, para financiar os Micros e Pequenos Produtores.
Na expectativa que o setor carcinicultor, sob o comando da ABCC e das Associações Estaduais, possa superar as atuais adversidades e orientar os produtores sobre os caminhos que precisam ser trilhados, para que o Brasil volte a assumir a posição de destaque que ocupou no início dos Anos 2.000.
Aproveito o ensejo para conclamar a todos uma união de esforços para a promoção do desenvolvimento sustentável da Carcinicultura Brasileira.
Abraços
Itamar Rocha
Presidente da ABCC
Para ler a edição na íntegra CLIQUE AQUI
Siga-nos, através dos nossos canais:
Facebook – ABCCAM https://www.facebook.com/ABCCAM;
Instagram – abccamarao https://www.instagram.com/abccamarao/
Youtube – Camarão NEWS https://www.youtube.com/c/camaraonews