No dia 05/09/2020, em representação da ABCC, estivemos no Estado do Piauí, mais precisamente com o Biólogo Cesar Proano da Bomar (Cajueiro da Praia-PI) e com o empresário Gentil Linhares, proprietário do grupo Bomar Pescados, quando discutimos sobre as demandas presentes e futuras da Carcinicultura Piauiense e Cearense, tendo presente que o setor carcinicultor voltou a crescer em 2020, enquanto as exportações não se materializaram.
Na verdade, fica cada vez mais claro que a ABCC e suas afiliadas Estaduais, devem empreender redobrada atenção, esforços e elaborar peças promocionais, tendo presente, atingir o mercado interno e aumentar o atual consumo de camarão cultivado no Brasil, (430 g) per capita, para 1 kg per capita em 2022.
Nesse sentido, discutimos sobre as ações em curso por iniciativa da Diretoria da ABCC, destacando que as mesmas vem focando sempre na divulgação dos benefícios que o consumo de camarão Marinho Cultivado, afora seus inigualáveis apelos sensoriais, traz para seus apreciadores. Notadamente, com relação ao fortalecimento da imunidade dos seus consumidores, com destaque para a redução das doenças coronárias e dos efeitos adversos do Alzheimer.
Evidentemente que discutimos também sobre a qualidade das pós larvas e os desafios confrontados pelas Larviculturas Brasileiras, cuja saída aponta sempre na direção da renovação de planteis e na utilização de Reprodutores SPF / SPR, oriundos de fontes seguras e tratados com a necessária biossegurança e profissionalismo.