A empresa A Charoen Pokphand Foods Public Company Limited do grupo Charoen Pokphand, anunciou o projeto em setembro de 2019, que consiste em uma fazenda de camarão “Aquaculture 5.0” nos Estados Unidos, que possui uma característica importante e inovadora, permite que o camarão seja “cultivado “em qualquer lugar, a qualquer momento do ano, com completa biossegurança e zero de resíduos descartados”, segundo a empresa
De acordo com Robins McIntosh, vice-presidente da CPF “Será a tecnologia mais sustentável e confiável para a cultura de camarão”, também afirma que “Homegrown Shrimp, nossa subsidiária nos EUA, adota tecnologias que cultivam o camarão em qualquer lugar do mundo e em qualquer estação do ano”.
Geralmente as fazendas de camarão se localizam próximo à costa, onde há o abastecimento dos viveiros com a água do mar. Mas a Homegrown, a fazenda de camarão da CPF, pretende adotar um método não convencional para o cultivo, tendo em vista que irá operar em um local no interior. Não será necessário a água do mar, assim que opera com água do mar artificial usando uma fonte de água doce local misturada com sal. Em um comunicado da empresa, “Essa decisão estratégica ajuda a reduzir, o custo do camarão e o impacto em ambiente costeiros sensíveis”.
A fazenda e o
incubatório estão totalmente fechados com temperatura controlada e selada, o
que permite que a cultura do camarão seja a 30°C, independente da temperatura
externa. Para um funcionamento mais eficiente e redução na mão de obra, a
fazenda será equipada com automação e sistemas mecânicos.
A água da fazenda será reciclada, o que economiza nos sais para a produção da água salina artificial e permitindo o licenciamento até nas jurisdições mais restritivas ao meio ambiente, disse a empresa.
De acordo com McIntosh, a alimentação dos camarões será produzida com ingredientes que são todos sustentáveis; não provêm de comidas marinhas nem de sojas de áreas sensíveis.
A fazenda será gerenciada com base na tecnologia de “flocos domesticados” usada nas fazendas de criação de ninhadas e armazenará as pós-larvas “CPF Turbo” de rápido crescimento que obtiveram um resultado bem-sucedido nas operações asiáticas e críticas da CPF na Ásia.Tornando a operação economicamente viável.
O planeamento da Homegrown é de uma colheita de quatro ciclos de safra anualmente, com um rendimento que chegue de 20 a 25 kg/m2 em 8.000m2, o que renderá 190 toneladas de camarão fresco por ano.
“Prevemos um preço mínimo de venda de US $ 15 por quilo ou uma receita de US $ 2,85 milhões por ano. Eventualmente, com os 20 hectares de terra, poderíamos ter cinco unidades agrícolas e o incubatório para uma produção total de 950 toneladas por ano e receita de US $ 14. 25 milhões por ano “, disse McIntosh.
Matéria Traduzida da IntraFish
Acesso: 20 de julho de 2020<https://www.intrafish.com/shrimp/new-cp-foods-anywhere-any- time-shrimp-farm-set-to-yield-14-million-per-year-in-the-united-states/2-1-845077> .