O Presidente da ABCC, visitou no dia 01 de Março próximo passado, os produtores de camarão de Canavieiras e na oportunidade se reuniu com o Presidente da Associação de Criadores de Camarão de Canavieiras, Adilson de Souza Machado, quando discutiram as dificuldades e as oportunidades da Carcinicultura Brasileira e do Sul da Bahia.
Concordamos em fazer uma Palestra e posterior discussão com todos os produtores, a qual foi agendada para as 19:00 do dia seguinte 02/03/2020, durante a referida apresentação, depois dos preâmbulos da parte do Presidente Adilson, agradecemos o apoio para o nosso retorno ao comando da ABCC e, iniciamos a Palestra retratando o cenário atual da Carcinicultura Marinha Mundial, bem como, ressaltando as dificuldades confrontadas pelo Brasil, que mesmo assim, vem apresentando uma firme recuperação setorial, cujo desempenho, passou de (60.000 t em 2016) para (90.000 t em 2019).
Na finalização da apresentação ressaltamos a importância de se contar com estruturas de processamento e congelamento da produção, tendo presente aumentar a vida de prateleira do produto despescado, via congelamento e Industrialização, como forma de reduzir o volume bruto do camarao ofertado ao mercado, bem como, de melhorar a qualidade e facilidade de sua disseminação pelo interior do Brasil.
Depois da apresentação foi aberta uma sessão de interação e discussões com os produtores de camarão presentes, cujos principais focos, foram os preços defasados no mercado interno e as duvidas e ou perspectivas de retorno das exportações, com real enfoque nos principais mercados (EUA, UE, China) e nos preços praticados pelos referidos mercados.
Inclusive foi enfatizado que embora o mercado dos EUA e do Japão estivesses abertos, o mercado da UE e da China, ainda estavam aguardando liberação e autorizações de exportações.
Por fim, foi reforçado a necessidade de União dos produtores para ampliar as vendas no mercado interno, quer seja através de Associações Locais, ou de Empresas Âncoras.
Nesse contexto foi informado a todos que embora a ABCC, não tenha como objeto ou meta a venda direta de camarão, estará disponível para apoiar e promover todo e qualquer tipo de campanha de promoção do camarão cultivado do Brasil.
Itamar Rocha ABCC, Presidente