Com incentivo do governo Estadual, Natal recebe edição da Fenacam
Em XIV edição, feira retornou para onde iniciou seus trabalhos pelo setor.
Natália Ponse, de Natal (RN)
[email protected]
As três últimas edições da Feira Nacional do Camarão (Fenacam) foram realizadas em Fortaleza (CE). No entanto, foi Natal (RN) a cidade origem do evento, recebendo pelos dez anos seguintes os encontros da carcinicultura no Brasil. Neste ano, a 14ª Fenacam voltou ao seu berço, em um Estado que também foi responsável pelo start da atividade no Brasil.
Uma cidade de belezas estonteantes, praias paradisíacas e dunas a se perderem de vista, recebe um volume grande de turistas. Esse setor, inclusive, é considerado como a principal atividade econômica de Rio Grande do Norte. Os hotéis, de acordo com o governador do Estado, Robinson Faria, registram frequentemente 70% de lotação, no mínimo.
Eventos como a Fenacam são grandes responsáveis por levar estas pessoas à Natal. Esta feira, por exemplo, coloca no mesmo lugar milhares de estudantes, congressistas e profissionais, nacionais e internacionais. Por isso, Farias reuniu-se no ano passado com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, durante a última realização do evento em Fortaleza, para solicitar a volta deste grande encontro à capital potiguar.
Robinson Farias conheceu a publicação da Ciasulli Editores, que conta com uma coluna fixa mensal da ABCC (Foto: feed&food)
O retorno às origens só foi possível devido ao apoio e incentivo do governo do Estado. Como prova, o poder executivo estadual coloca em prática uma grande reforma no Centro de Convenções de Natal, que foi doado para o evento. A obra, quando concluída, ampliará ainda mais a capacidade de visitantes: “Também quebramos um paradigma ao oferecer uma legislação que transmita segurança jurídica para a atividade, que é uma conquista esperada há décadas”, complementa o governador, ressaltando que já foram gerados quase cem mil empregos, diretos e indiretos, pela atividade.
Para reforçar a parceria, Robinson Faria esteve presente no terceiro dia da feira, no último sábado (18). Na ocasião, aclamou o trabalho da imprensa, em especial da revista e portal feed&food, por sua grande circulação em todo o País e pela disseminação das realizações da carcinicultura e piscicultura do Estado. Itamar Rocha concorda: “Agradeço a todos da imprensa que estiveram pressentes, pois tenho certeza que veremos muitas matérias na mídia sobre o setor, e também, na hora de escrever, sei que os jornalistas terão mais conhecimento sobre a carcinicultura após participar da Fenacam”.