ABCC lidera movimento que pleiteia aprovação de medida provisória
O setor de pesca e camarão já vinha atento aos movimentos políticos desde que o presidente da república enviou a Medida Provisória nº 778 para o Congresso Nacional, com a finalidade de transferir a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC, Brasília/DF). Agora, um novo episódio é somado à história.
Como a sanidade dos animais aquícolas ficou sob a responsabilidade do MAPA, a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABBC, Natal/RN) pleiteou junto ao relator senador Flexa Ribeiro uma emenda à medida provisória para integrar a sanidade à Secretaria de Aquicultura e Pesca, como sempre se deu. “Com muita satisfação, informo que a Comissão Especial, formada por deputados e senadores, aprovou a MP incluindo as alterações propostas pela ABCC”, informa o presidente da associação, Itamar Rocha.
Caso seja aprovada nos plenários da Câmara e do Senado, a Secretaria de Aquicultura e Pesca ficará ligada diretamente à Presidência da República, voltando a se tornar ministério.
Agora, a ABCC irá iniciar um trabalho junto aos deputados e senadores no intuito de aprovar as emendas.
Fonte: ABCC, adaptado pela equipe feed&food.