Itamar Rocha acredita que controle da sanidade não deve ficar com MAPA
Com iminência de aprovação, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 30/2017 (que cria a nova Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República) necessita do apoio de lideranças políticas para ser aprovado sem vetos.
O pedido, proferido pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC, Natal/RN), Itamar Rocha, fala sobre os possíveis vetos aos Incisos V e VI do Art 12. “Isso porque o ministro Blairo Maggi não quer abrir mão do controle sobre a sanidade aquícola”, justifica Rocha.
O presidente da ABCC afirma que estará em Brasília nesta terça-feira e quarta-feira (10 e 11) para conversar e esclarecer o tema (Foto: feed&food)
O presidente se refere à autorização, pelo ministro, sobre as importações de camarão do Equador e da Tailândia que, conforme Itamar Rocha, apresentam 13 e 14 doenças, respectivamente, e que portanto, seriam ameaça à sanidade aquícola brasileira.
“Felizmente, conseguimos retirar o controle da sanidade aquícola do MAPA, mas Maggi nunca aceitou isso e está tentando impor o veto presidencial aos referidos incisos”, lamenta Rocha.
Fonte: ABCC, adaptado pela equipe feed&food.