O que é Aquicultura?

banner-abcc-2

A aquicultura é a atividade que cultiva organismos aquáticos, em qualquer fase de seu desenvolvimento, em ambientes confinados e controlados. Esta prática utiliza recursos naturais, tais como água, sol e solo, para a produção de um alimento essencial para nutrição humana. Respondendo a esta demanda, a aquicultura sustentável preza pela produção lucrativa, com uma conservação do meio ambiente e dos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento social e contribuindo para o bem estar da humanidade.

Existem duas possibilidades para a exploração destas fontes de recursos: a produção de pescado em território continental ou nos estuários, costa marítima e plataforma continental. Para a realidade brasileira, 69,7% da produção é proveniente da primeira forma de produção, com projeções que apontam para uma tendência ao crescimento. Sua preferência é decorrente da disponibilidade de grandes extensões de terra passiveis de serem destinadas ao cultivo; a abundância de água doce e limpa; a boa adaptabilidade das espécies destinadas à criação.

Fonte: Oliveira, R.C. O programa da aquicultura no Brasil: a prática com foco na sustentabilidade. Revista Intertox de Toxicologia. Risco Ambiental e Sociedade. Vol2. N°1.2009