FENACAM 2012

A FENACAM-FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO, o mais importante evento de Aqüicultura do Brasil e da América Latina, desta feita em sua 9ª edição, mais uma vez será realizada no Centro de Convenções da cidade de Natal/RN, no período de 11 a 14 de junho próximo. Seus organizadores estão conscientes do desafio que terão pela frente de tentar se aproximar do incomparável êxito da FENANCAN/WAS11, também realizada em Natal, que se constituiu num dos maiores eventos da Aquicultura mundial de todos os tempos.       
Por isso, os organizadores da FENACAM’12 ficam com o compromisso de apresentar e realizar, nos diversos segmentos que a integram, uma programação atualizada, diversificada e focada nas demandas técnicas e mercadológicas atuais de toda a cadeia produtiva da aqüicultura brasileira, com enfoque especial para a carcinicultura, a piscicultura e a malacocultura.   
Em sua 9ª versão, a FENACAM”12 incluirá os seguintes segmentos realizados de forma independente: IX Simpósio Internacional de Carcinicultura; VI Simpósio Internacional de Aqüicultura; IX Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aqüicultura e, o IX Festival Gastronômico de Frutos do Mar.
Durante o evento serão apresentadas palestras e trabalhos técnicos nacionais e internacionais com objetivos de ilustrar os produtores sobre atualizações e progressos da aqüicultura e da carcinicultura nas diversas regiões do Brasil e nos principais países que praticam a atividade, e assim permitir-lhes fazer comparações com a situação de seus empreendimentos em termos de produtividade, produção, qualidade, mercado, dentre outros aspectos.
A FENACAM”12 criará amplas oportunidades para que o produtor, qualquer que seja o tamanho de seu empreendimento, possa interagir com empresas fornecedoras de insumos e equipamentos, com reais possibilidades de fechar negócios e realizar parcerias, inclusive com a intervenção de Bancos Oficiais (BNB e BB) que participarão do evento disponibilizando seus serviços de crédito.
Para assegurar a presença dos produtores micro e pequenos como parte importante de seu publico, a FENACAM’12 oferecerá atrações e incentivos especificamente a esses grupos, além de ofertar uma ampla e diversificada quantidade de informações apresentadas de tal forma didática que se constituirão em ferramentas de atualização e capacitação desses produtores.
O enfoque dos três eventos informativos que compõem a FENACAM”12 (Simpósio Internacional de Carcinicultura, Simpósio Internacional de Aqüicultura e Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aqüicultura), seja em palestras ou exibições, será conduzido de forma a facilitar uma concreta interação entre os produtores e as empresas detentoras de serviços, produtos, equipamentos e tecnologias inerentes à aqüicultura Brasileira e internacional
No contexto precedente, quatro grandes temas serão especialmente contemplados e debatidos durante a FENACAM”12:
•      Estratégias de ampliação do mercado interno para o camarão cultivado do Brasil.
•      A interiorização da espécie L. vannamei no Brasil e os reais benefícios da sua inclusão social para o meio rural.
•      Os desafios e gargalos para a recuperação da competitividade do camarão brasileiro no mercado internacional.
•      Como enfrentar e conviver com as enfermidades virais que afetam o camarão cultivado.   
O último tema será apresentado em um Painel Técnico que a FENACAM”12, em parceria com a Revista Panorama Aqüícola, do México, abrirá na sua programação para discutir o panorama latino-americano e asiático de manejo, convivência e produção do camarão L. vannamei com a presença dos vírus da Mancha Branca e da NIM. Esse evento, que ocorrerá no contexto do IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CARCINICULTURA, contará com a participação de palestrantes do México, Guatemala, Panamá, Equador, Brasil, Indonésia e Tailândia. Ao final, será realizada uma Mesa Redonda, com a participação dos palestrantes para interação com os congressistas.    
Além disso, um dos principais atrativos e destaque da FENACAM”12 será, sem dúvida, a realização do IX Festival Gastronômico de Frutos do Mar, um evento que vem se consolidando como importante fator de promoção dos produtos da aqüicultura e, naturalmente, num ponto de encontro e confraternização dos congressistas, inclusive,  já fazendo parte da agenda turística da cidade de Natal
Com estas informações especialmente preparadas para os nossos parceiros, colaboradores, incentivadores e para o conjunto da cadeia produtiva da aqüicultura brasileira, a ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarão, em parceria com a ANCC, ACCC e ACCN, confia que a FENACAM”12, com esforços coordenados entre todos, terá o êxito esperado e sua repercussão contribuirá para consolidar e incentivar o desenvolvimento da aqüicultura brasileira.
Antecipando os nossos agradecimentos, estendemos cordialmente o nosso convite a todos os atores envolvidos com o setor aquícola brasileiro para nos apoiarem e envidarem esforços com vistas à participação e divulgação desse estratégico e importante acontecimento técnico-científico, comercial e gastronômico.
Atenciosamente,    
Itamar de Paiva Rocha
Comissão Organizadora
Presidente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *