Relatorio das Atividades Desenvolvidas na WAS/FENACAM’11

Temos a grata satisfação de apresentar um Resumo Executivo da FENACAM/WAS’11, fruto do grande esforço que a ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarão e a WAS – Sociedade Mundial de Aqüicultura realizaram para oferecer à cadeia produtiva da aqüicultura /carcinicultura, brasileira e mundial, um evento que retratou com rara propriedade o potencial, as oportunidades e os desafios que refletem a situação atual e as perspectivas futuras dessas estratégicas e importantes atividades produtoras de um alimento de fundamental importância para uma nutrição saudável do ser humano.
Esse grandioso evento realizou-se no período de 06 a 10 de junho de 2011, envolvendo simultaneamente: (1) Congresso Mundial de Aqüicultura, com 50 Sessões Técnicas; (2) O VIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; (3) 05 Mini-cursos; (4) 05 Visitas Técnicas; (5) a VIII Feira Internacional de Produtos, Equipamentos e Serviços para Aqüicultura; e (7) o VIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar.
No cômputo total, a WAS/FENACAM’11 contou com 4.390 congressistas e um público superior a 7.000 visitantes da Feira Internacional de Aqüicultura, dos quais cerca de 800 participantes eram internacionais, envolvidos com todos os segmentos da aqüicultura, representando mais de 65 países, que somados ao expressivo contingente de brasileiros, superaram as expectativas e coroaram com êxito o esforço desprendido pelos organizadores.
A solenidade de abertura foi prestigiada por cerca de 2.500 participantes, contando com a especial participação: da Governadora Rosalba Ciarlini, da Ministra Ideli Salvatti, do Ministro Garibaldi Alves Filho, do Senador José Agripino Maia (DEM/RN), do Líder do PMDB, Dep. Henrique Eduardo Alves, da Dep. Fátima Bezerra (PT/RN), do Dep. Rogério Marinho (PSDB/RN), do Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do RN, Dep. Gustavo Carvalho (PSB), do Secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Betinho Rosado (SAPE/RN), do Secretário da Aqüicultura e Pesca do Ceará, Flávio Bezerra, do Presidente da WAS (Jay Parsons-Canadá), do Presidente da GAA (George Chamberlain-USA), do Presidente da ABCC (Itamar Rocha), dos Presidentes da ANCC (Newton Bacurau), da ACCC (Cristiano Maia), da ACCN (Livino Sales), de vários outros Deputados Estaduais, Prefeitos e Vereadores de Natal e de outros municípios do Rio Grande do Norte, da representante da União Européia, além de diversas autoridades de todo o Brasil.

FOTO_ITAMAR_ABERTURA_RELATORIO FOTO_JAY_PARSONS_ABERTURA_SITE foto_representante_europeia FOTO_JOSE_AGRIPINO_ABERTURA_SITE GARIBALDI_ABERTURA_SITE MINISTRA_ABERTURA_SITE FOTO_GOVERNADORA_SITE foto_auditorio_abertura

O Congresso Mundial de Aquicultura, com sessões técnicas e  conferências temáticas, cobriu tópicos dos mais variados, dentre os quais, se destacam:  os benefícios do Camarão Marinho para a saúde de seus consumidores, os avanços nos estudos da Genética e Nutrição, o emprego de Probioticos na produção aquícola, a produção de peixes em Gaiolas, o cultivo de micro-algas, os sistemas de cultivo de peixes e camarão com Bioflocos e a produção intensiva de Tilapias e peixes marinhos. Dessa forma, nas 50 sessões técnicas e nos 1.100 trabalhos técnicos-científicos apresentados durante os 5 dias do evento, foram contemplados, analisados e discutidos os principais segmentos, as respectivas demandas técnicas e as diversas possibilidades comerciais da aqüicultura no mundo e no Brasil.

FOTOS_SR  entrega_de_material – Recebimento do Material do Congresso

Por sua vez, a programação do VIII Simpósio Internacional de Carcinicultura, realizado pela ABCC como parte da FENACAM’11, revelou o grande esforço da Comissão Organizadora e, naturalmente, dos palestrantes, para disponibilizar aos congressistas, informações atualizadas sobre os diversos temas relacionados à carcinicultura mundial. Das 23 palestras apresentadas, 8 foram proferidas por autoridades e especialistas brasileiros e  15, por palestrantes internacionais, representando ao todo 13 países que, juntos, respondem por mais de 90% da produção e do mercado mundial de camarão cultivado. A Ministra Ideli Salvatti do MPA abriu o evento com sua palestra: “Políticas Nacional para o Desenvolvimento da Aquicultura no Brasil”, sendo seqüenciada pelo Dr George Chamberlin, Presidente da Aliança Global de Aqüicultura-GAA que sobre o desafio “Podemos dobrar a produção de camarão em uma década, de forma responsável ?”. Na continuidade foram apresentadas palestras técnicas, temáticas e mercadológicas, proferidas por 21 palestrantes de 13 países: Bélgica, Brasil, China, Estados Unidos, Equador, França, Ìndia, Indonésia, Ítália, Malásia, México, Perú e Tailandia, ficando a cargo do Presidente da ABCC, Itamar Rocha, a palestra de encerramento, que versou sobre “situação atual, desafios e perspectivas da carcinicultura brasileira”. 

palestra_ministra      itamar_palestra – Palestrantes: Ideli Salvati (MPA) e Itamar Rocha (ABCC) 

Adicionalmente, cabe destacar que a FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA AQUICULTURA, que ocorreu paralela aos eventos da FENACAM/WAS’11, foi oficialmente aberta pela Ministra Ideli Salvatti, pelo Presidente da WAS, Dr Jay Parson e pelo Presidente da ABCC/FENACAM, Itamar Rocha. O espaço reservado a essa Feira contou com cerca de 300 estandes, representando 120 empresas, das quais 50 internacionais e 70 nacionais, onde foi exposto o que existe de mais atual, em termos de serviços, equipamentos e insumos para a indústria da aqüicultura mundial. Em realidade, a VIII Feira Internacional de Produtos e Serviços para Aqüicultura se constituiu numa grande oportunidade para melhorar o aprendizado, promover intercâmbio de informações e desenvolver parcerias e negócios, especialmente no tocante à comercialização da produção, insumos e equipamentos. Com efeito, nos 3 dias de exposição 7.880 pessoas visitaram a Feira e conheceram e discutiram os aspectos tecnológicos e os mais avançados equipamentos utilizados na produção de organismos aquáticos cultivados.

foto_abertura_feira_1   foto_feira_1 – Feira Internacionalde Produtos e Serviços para Aquicultura

Antecedendo e Complementando a rica programação técnica da FENACAM/WAS’11, foram oferecidas aos seus participantes as seguintes opções de cursos e visitas técnicas:

1 – Cursos Técnicos
(1) Tecnologia de Bioflocos; (2) Aquicultura Ornamental Marinha; (3) Identificação do Vírus da Mionecrose Infecciosa em Camarões; (4) Oportunidades de Trabalho para Profissionais de Aquicultura e Tecnologia em Recirculação da Água

2 – Vistas Técnicas:
Ao longo do evento, foram realizadas visitas técnicas às seguintes Unidades produtivas: (1) Centro Tecnológico da EMPARN; (2) Fazenda Potiguar, (3) Unidade de Maturação e Larvicultura da BIOMAR; (4) Unidade de Maturação e Larvicultura da POTIPORÃ, (5) Fazenda CAMARAVE; (6) Fazenda PRIMAR, certificada como orgânica no Brasil; (7) Fazenda CANA BRAVA da CAMANOR; (8) Fazenda FINE FISH (Tilápia, L. vannamei e Macrobrachium rosenbergii).
 Além do componente técnico-científico e da Feira de Negócios, a FENACAM/WAS`11 se destacou pela realização do VIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar o qual, na sua oitava edição, se consolidou como um importante fator de promoção dos produtos da aqüicultura e, naturalmente, como ponto de encontro, congraçamento e confraternização dos congressistas. O Festival Gastronômico da FENACAM, já faz parte da agenda turística da cidade de Natal, além das delícias da culinária potiguar com frutos do mar, ofereceu uma rica programação artística e cultural, incluindo quadrilhas e danças juninas, cujo festivo encerramento contou com a participação especial da tradicional e famosa Banda: Renato e seus Blue Caps

festival   show   renato

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pelo testemunho unânime dos parceiros internacionais da WAS, bem como dos expositores, conferencistas, painelistas e congressistas, a FENACAM/WAS’11 foi um grande sucesso, superando a WAS’03 realizada em Salvador-BA criando, portanto, um novo marco de referência para a aquicultura mundial e, de forma muito especial, para a aquicultura brasileira.
A FENACAM/WAS’11 só foi possível, é importante que se registre, graças ao competente e profissional trabalho realizado pelas suas respectivas Comissões Organizadoras, pelos Conferencistas, Expositores, pela Comunidade Científica, através dos 1.100 trabalhos técnicos e, naturalmente, graças às vigorosas parcerias e ao valioso apoio financeiro proporcionado pelos colaboradores da ABCC: MPA, Governo do RN, SEBRAE, Ministério do Turismo, Petrobrás, BNB, CNC, CNI, CNPq, CAPES, NUTRIMAR PESCADO E COOPERCON, aos quais REITERAMOS nossos sinceros e efusivos agradecimentos, dedicando-lhes com justiça o sucesso e os méritos desse memorável evento.

Natal, 17 de Junho de 2011

Itamar de Paiva Rocha
Presidente da ABCC e da
Comissão Organizadora da WAS/FENACAM’11 

    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *